Telefone

(51) 3366.7964

3 dicas para manter o bem-estar no Home Office

10/09/2021

Com o início da pandemia em 2020, muitas empresas (como nós) adotaram o Home Office pela segurança dos seus colaboradores e dos familiares de todos. E, embora seja possível manter a produtividade, o Home Office traz alguns desafios que podem afetar a saúde mental.

 

Muitas empresas estão voltando gradualmente, outras ainda seguem em Home Office e outras, ainda, estão em regime híbrido. Depois de um ano e meio de pandemia, podemos observar atitudes que auxiliam a manter a produtividade e bem-estar da equipe e resolvemos listar aqui alguma dicas, em sintonia com a campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e promoção do bem-estar mental.

 

1. Faça pausas

É natural que trabalhando de casa os horários se emendem, a linha entre o “profissional” e o “pessoal” fique confusa, e você sinta que não está sendo produtivo, mas também que está trabalhando o tempo todo. Essa confusão pode gerar mal-estar e acaba desgastando seu psicológico.

Por isso o ideal é que você faça pausas ao longo do dia: para ir buscar um café, regar as plantas, acariciar seu pet, e até mesmo criar rotinas que ajudem a se desconectar do trabalho no final do dia são ótimos exemplos para ajudar a começar a relaxar.

 

2. Cuide do seu corpo

Para manter a mente saudável, é preciso manter o corpo saudável. Por isso, lembre-se de dormir pelo menos 8h, beber bastante água, evite muito fast-food e bebidas alcoólicas, porque elas além de afetar sua produtividade, também diminuem o bem-estar.

Lembra-se das pausas ao longo do dia? Uma boa pedida é se alongar, especialmente para evitar também as dores nas costas, pernas e braços pelo longo dia na frente do computador.

 

3. Mantenha a comunicação com os colegas da equipe

O isolamento pode fazer com que nos sintamos sozinhos e até perder a comunicação com os colegas da equipe, para além das infinitas reuniões por videochamadas. Uma boa maneira de manter a comunicação aberta entre todos do time é ter um grupo de mensagens em que possam trocar informações, dicas e interagir, mantendo o bom relacionamento e dinâmica, mesmo distantes. Isso ajuda a aumentar o bem-estar, pois permite trocas e a sensação de que não está trabalhando sozinho - a equipe está unida. Também é fundamental que os líderes e gestores de equipe estejam disponíveis para dar o suporte necessário.

 

Esses contatos, rotinas e pausas são atitudes que tomamos no nosso dia-a-dia “fora de casa”, quando tínhamos a rotina de ir para o trabalho, de chegar, de fazer pausas ao longo do dia, de conversar com colegas e trocar experiências… Por isso mesmo manter a mesma “ordem” das coisas em casa pode auxiliar nosso cérebro a entender que não estamos “sozinhos”, embora estejamos distantes. 

 

Além disso, procurar ajuda profissional é sempre uma boa opção quando você se sentir sobrecarregado ou tiver dificuldade de lidar com o estresse normal do trabalho + o estresse provocado pela pandemia. Estamos vivendo um momento difícil que exige maior autoconhecimento e compreensão de todos. Está tudo bem buscar ajuda e lembrar que você não está sozinho.

 

Av. Montreal, 376 - Jd. Lindóia - Porto Alegre/RS CEP: 91050-310