Telefone

(51) 3366.7964

7 conceitos de logística para você dominar o assunto

28/03/2022

A logística é fundamental para muitos setores da economia brasileira, estando presente no dia a dia de indústrias, distribuidoras, empresas agrícolas e varejos, por exemplo.

Exatamente por isso ela é complexa e envolve diversas etapas e conceitos - e sete deles você poderá conhecer abaixo:

 

1. Logística

Ao contrário do que pode se pensar inicialmente, "logística" não se refere só ao "transporte".

 

É preciso entender que a logística é um conjunto de ações e processos relacionados a gestão de recursos e meios visando o sucesso da operação.

 

Seu objeto de atuação, em geral, é a entrega e movimentação de produtos com características específicas dentro de um orçamento, prazo e distância determinados, e implicará em gerenciar pessoas, estoque, rotas, aspectos climáticos, oscilações econômicas, entre outros.


 

2. Modais de Transporte

Os modais de transporte são os "tipos de transporte" que podemos utilizar para transportar cargas.

Os principais, no Brasil, são:

  • Rodoviário

  • Ferroviário

  • Aquaviário

  • Dutoviário

  • Aéreo

A opção por qual tipo será usado no transporte vai depender de características específicas da carga a ser transportada, além de questões como distância, custos e a acessibilidade, entre outros.

 

Muitas vezes é necessário optar por transportes intermodais - ou seja, que utilizem mais de um tipo modal para realizar a entrega.

 

Essa situação pode ser necessária para empresas que entregam para todo o Brasil, já que dependendo o tipo de carga e localização, o acesso pode ser mais fácil por rodovia até um trecho e hidrovia no restante do percurso, por exemplo.


 

3. Logística Integrada

Chama-se logística integrada os processos que utilizam um software para interligar todas as etapas - como utilizar o Simfrete, por exemplo!

 

A logística integrada é a escolha que vai trazer mais eficiência para os processos e melhores resultados, permitindo um controle total da sua operação, desde o momento da venda até a entrega ao cliente final.


 

4. Logística Reversa

Como o nome já indica, a logística reversa é como chamamos o processo em que determinado produto volta do consumidor para o vendedor.

 

Em geral, essa situação ocorre quando há algum problema com a entrega ou produto, ocasionando devoluções, mas também pode se referir à produtos que tem materiais recicláveis ou com algum tipo de reaproveitamento.


 

5. Logística 4.0

Altamente influenciada pela Indústria 4.0, que tem como base os processos "smart", A Logística 4.0 é um conceito que promete otimizar operações e processos logísticos através de conexões inteligentes e recursos tecnológicos.

 

Geralmente, são usados recursos como Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (que inclusive, são algumas das ferramentas utilizadas no Simfrete para aprimorar sua experiência e resultados. Você pode saber mais agendando uma demonstração com nosso departamento comercial).


 

6. Supply Chain

Em uma tradução livre do inglês, "supply chain" quer dizer exatamente "cadeia de suprimentos".

 

É um termo que se refere a todos os processos de produção de determinado produto, englobando desde a sua fabricação até a chegada no varejo e/ou revendas.


 

Ter conhecimento da sua cadeia produtiva ajuda a reduzir gastos com armazenamento, além de promover maior previsibilidade, garantindo abastecimento no tempo ideal, melhorando a relação e confiança com o cliente.


 

7. TKU

TKU (toneladas por quilômetro útil) é um dos indicadores de desempenho que algumas organizações utilizam para calcular a capacidade de transporte da empresa, considerando quantas toneladas foram transportadas por quilômetro.

 

É o cálculo usado também para reger as melhorias no planejamento logístico do país, levando em considerando inclusive as cargas inter-regionais.

 

O conhecimento dos conceitos é fundamental para que os negócios possam planejar melhorias, investimentos e otimizações de processos - como a contratação de um Software - compreendendo a fundo as mudanças necessárias no processo e a mão-de-obra necessária para fazer a implementação dos ajustes.


 

Além desses conceitos, existem outros ainda, relacionados à administração e relacionamento com o cliente que também são essenciais para o sucesso do seu negócio - como a necessidade de rastreamento de cargas e a função de mensageria, que são voltadas especialmente para o cliente final.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre o Simfrete e as soluções da Simkorp para a otimização do seu negócio? Entre em contato com nosso departamento comercial e agende uma demonstração!
 

A decisão é o primeiro passo para a transformação digital rumo ao futuro e ao sucesso.

Av. Montreal, 376 - Jd. Lindóia - Porto Alegre/RS CEP: 91050-310