Telefone

(51) 3366.7964

A logística de medicamentos no pós-pandemia

15/04/2022

Estudos apontam que transformações ágeis bem-sucedidas no setor de distribuição e logística de saúde resultam em cerca de 30% de ganhos em eficiência, satisfação do cliente, engajamento e desempenho.

 

Nos últimos dois anos, com a pandemia, todos tivemos impactos significativos em nossas vidas, mas especialmente os setores da área da saúdeprecisaram se remodelar rapidamente, a fim de salvar vidas.

 

Com isso, hospitais, clínicas, laboratórios, distribuidores, operadores logísticos e indústrias assumiram o desafio de aprimorar suas operações numa corrida contra o tempo.

 

Essas melhorias, no entanto, ficam de legado para o pós-pandemia, encorajando que o setor busque cada vez mais por outras inovações e tecnologias aplicadas aos processos à curto, médio e longo prazo, a fim de cada vez mais poderem atender uma maior demanda, mais rápido.

 

Uma pesquisa realizada pela McKinsey em setembro de 2021, mostrou que transformações ágeis altamente bem-sucedidas normalmente entregam cerca de 30% em eficiência, satisfação do cliente, engajamento dos funcionários e desempenho operacional. Além disso, tornam a organização de cinco a dez vezes mais rápida, turbinando a inovação. (Você pode conferir mais sobre isso no artigo da revista exame, aqui: https://exame.com/bussola/o-que-o-pos-pandemia-diz-para-setor-de-distribuicao-e-logistica-de-saude/ )

 

Desde que criamos o Simfrete e começamos a implantá-lo nos clientes, obtivemos resultados tão promissores quanto os indicados na pesquisa da McKinsey, não só em termos de eficiência, mas também em termos de economia com a operação de fretes.

 

Reduções de custos geradas pela precisão na auditoria e tomadas de decisões, possibilitam reverter esses valores não só em maior margem de lucro, mas principalmente para reinvestimentos, como aumentar a produção fabril ou ainda a infraestrutura de transportes.

 

Especialmente para a área de saúde e no Brasil, com suas dimensões continentais, a infraestrutura se torna essencial, a fim de preservar as características fundamentais dos medicamentos, garantindo sua integridade durante o trajeto e mantendo sua eficácia quando chega ao destino final.

 

As grandes distâncias também são outro ponto de forte impacto e que ressaltam a necessidade do uso de um sistema de gestão de fretes eficiente em distribuidoras de medicamentos, por exemplo. É fundamental garantir a saúde de toda a população para evitar que grandes epidemias e pandemias assolem o país. E, para isso, é preciso que esses medicamentos consigam chegar de maneira adequada até os cantos mais remotos e difíceis, muitas vezes utilizando transportes multimodais para completar a entrega.

 

Não só a distância se torna um fator importante, mas o prazo também. O Brasil, por mais que possa ter seus problemas, tem um programa forte de saúde para todos - o SUS - o que faz com que o governo federal seja um grande comprador de indústrias e distribuidoras de medicamentos e materiais hospitalares. No entanto, é preciso se adequar aos editais, mantendo a empresa competitiva em termos de preços e prazos - e isso se torna possível ao saber qual a melhor opção custo-benefício e como economizar com os fretes, aumentando sua margem para negociações.

 

Só em 2021, foram gastos mais de R$161 bilhões pelo governo federal com a saúde.

 

Essa expansão do setor deixou evidente a necessidade de investir em mais inovações, e de maneira continua, suprindo não só uma situação pontual (a pandemia), mas todas as outras situações de saúde que ficaram "represadas" ou que ganharam força durante o período (como por exemplo as cirurgias eletivas que foram adiadas, e também a grande procura por atendimentos psicoterapêuticos e que levam à um novo panorama em termos de usos de medicamentos pela população em geral).

 

Hoje, já fazem uso do Simfrete, seis indústrias/distribuidores da área da saúde e medicamentos, contribuindo para uma população mais saudável (você pode conferir nossos clientes da área da saúde aqui: https://www.simkorp.com.br/clientes)

 

Se você é do setor de indústria e/ou distribuidora de equipamentos de saúde e medicamentos, faça como eles e leve a saúde mais longe. Entre em contato com nosso departamento comercial e saiba mais sobre o Simfrete.

 

Av. Montreal, 376 - Jd. Lindóia - Porto Alegre/RS CEP: 91050-310