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Auditoria de fretes na gestão tributária

25/02/2022

Quando falamos em Notas Fiscais, muitas vezes não lembramos que eles são documentos fundamentais para a prestação de contas com os órgãos públicos e o pagamento correto dos impostos referentes à serviços consumidos dentro de determinado período - geralmente do mês.

 

Para empresas com alto volume de transportes, por exemplo, além de erros de cobranças duplicadas ou fora da tabela, pode ser difícil controlar o número e valores exatos de todas as Notas Fiscais do mês e os valores de tributos referentes à cada uma, tendo um alto impacto não só no faturamento da sua empresa, mas no pagamento dos impostos também.

 

Quais os documentos envolvidos no transporte?

Existem muitos documentos a cada etapa de transporte, e isso varia bastante também conforme os processos de operação de cada empresa. No entanto, existem alguns documentos que são comuns a todos e que são fundamentais para o correto controle e pagamento de impostos. São eles:

  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) - equivalente à nota fiscal, ele é usado em operações de cargas internacionais, interestaduais e intermunicipais.

  • Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) - emitido pelas companhias de transporte, especialmente para serviços realizados dentro do mesmo município.

  • Manifesto de Documentos Fiscais eletrônicos (MDF-e) - a principal função desse documento é simplificar o recolhimento de impostos e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais dos fornecedores.

 

Onde entra a auditoria de fretes na redução de custos?

A automatização e otimização dos processos de maneira confiável, precisa e 100% integrada com as suas necessidades são a base do Sistema Simfrete.

 

Dessa maneira, o sistema oferece não só o cadastramento de tabelas negociadas, como automatiza e integra todos os conhecimentos desde o momento do pedido até a entrega ao cliente, mostrando todas as informações importantes para os usuários através das telas (que podem ser configuradas na Torre de Controle também), acelerando a tomada de decisão para redução de custos. Além disso, o recurso de controle e liberação de faturas possibilita a conferência dos dados de maneira mais eficiente e a liberação apenas mediante aprovação de usuários específicos e determinados.

 

É através das conferências do Simfrete que é possível antecipar:

  • cobranças duplicadas

  • divergências na cobrança das transportadoras

  • menor frete total - considerando inclusive questões variáveis como dimensões dos produtos, peso, tarifas e impostos a serem pagos, identificando a melhor transportadora para cada situação

  • reconciliação de CT-es

  • maior previsibilidade da conta frete

 

Assim, uma auditoria de fretes precisa e o correto manejo dos CT-es, garante que o setor tributário tenha todas as informações necessárias para cumprir com as obrigações fiscais da sua empresa, pagando apenas o necessário e economizando nos tributos, evitando multas e penalidades causadas muitas vezes por informações incorretas.

 

Quer saber como tornar suas operações de frete mais eficientes e otimizadas, economizando mais de 15% em todo o processo? Fale com nosso departamento comercial e solicite uma demonstração.

 

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