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Como medir a eficiência das entregas?

05/11/2021

Medir a eficiência das suas entregas vai muito além de apenas comparar a porcentagem de entregas realizadas com sucesso em relação ao total de pedidos feitos. 

É preciso avaliar outros indicadores durante o processo de entrega para garantir que os produtos cheguem sem avaria e dentro do prazo informado ao consumidor.

Empresas com alto nível de eficiência costumam ser aquelas que, além de um sistema integrado de acompanhamento, tomam ações imediatas para resolução de quaisquer problemas que possam surgir durante essa etapa. 

 

Além disso, a alta eficiência ainda contribui para:

  • Reduzir custos de reagendamentos, taxas de horas extras e outros

  • Reduzir a chance do consumidor cancelar ou desistir do pedido por atraso

  • Aumentar a satisfação e experiência do cliente

  • Aumentar a credibilidade da sua marca

 

No Simfrete, a gestão e controle de eficiência das entregas se dá através do módulo de tracking, onde é possível fazer o acompanhamento do processo em um único painel de controle, com acesso à todas as informações do processo de entrega de cada nota fiscal registrada pelo transportador, e inclusive anexar documentos e enviar os e-mails necessários direto da plataforma.

Outro ponto fundamental para aumentar a sua eficiência é a organização do painel por status da nota fiscal, indicando através de um sistema de cores se a entrega está no prazo, em atraso ou mesmo em atraso crítico, direcionando seu foco rapidamente para os problemas que exijam ação imediata.

Através desse controle, é possível também identificar outros fatores importantes e que impactam o seu negócio como um todo:

 

  1. O tempo de ciclo do pedido: conhecer o tempo decorrido entre a efetivação do pedido e a data de entrega é fundamental para aprimorar e avaliar seus processos, enxergando onde é possível automatizar ou melhorar o fluxo, por exemplo.

  2.  Índice de ocorrências: ao identificar os tipos de ocorrência e suas frequências, é possível também determinar as melhores ações para evitar agravantes e o comprometimento da eficiência.

  3. Tempo de atraso: não basta saber que uma entrega está atrasada. Saber identificar o motivo do atraso e medir o tempo de resposta ao cliente e de solução do problema também é essencial.

 

Quais dessas medidas você já aplica no seu negócio? Quer saber como potencializar a sua eficiência?

 

Entre em contato com nosso departamento comercial e solicite uma demonstração.

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