Telefone

(51) 3366.7964

Como reduzir o custo do frete?

06/07/2022

Para qualquer empresa, a organização financeira é essencial para o sucesso do negócio. Estar em dia com tributos, por exemplo, ajuda a economizar ao não precisar pagar juros e multas – e ter o mesmo olhar cuidadoso com as normas da CLT, contratos com fornecedores e outros são o que te ajudam a economizar e evitar multas, processos e encargos também.

 

Mas como reduzir o frete, especificamente?

 

Tenha um bom planejamento

O planejamento evita retrabalhos e auxilia na otimização do processo como um todo. É a partir do planejamento que é possível identificar etapas para automatizar, indicadores internos para monitorar e acompanhar a eficiência da operação e tornar o processo todo mais fluído, dando mais clareza ao que e como deve acontecer em cada etapa.

 

 

Tenha um bom controle financeiro

Sim, a boa e velha dica de anotar tudo que entra e tudo que sai de dinheiro da empresa. Sabemos que isso pode ser um pouco mais difícil quando você é um grande embarcador, com produtos variados e larga escala de pedidos e entregas.

 

Nesses casos, a melhor opção é contar com ferramentas que auxiliem nesse monitoramento, reduzindo os erros, automatizando os processos e facilitando as verificações.

 

Essa é uma das funções da Gestão de Fretes, do sistema Simfrete, por exemplo (você pode saber mais sobre isso clicando aqui: https://www.simkorp.com.br/solucoes/gestao-de-frete)

 

Encontre e monitore os melhores parceiros

Identificar parceiros que agreguem um serviço de qualidade, com custo acessível e que seja confiável é uma das grandes maneiras de economizar no seu processo logístico.

 

Isso porque, ao contar com negociações de tabela vantajosas, você também economiza com reentregas, devoluções, cancelamentos e diminui a taxa de insatisfação do cliente (pois as encomendas chegarão na data, em perfeitas condições, entre outros).

 

Além disso, ao monitorar os índices de performance e custo dos parceiros, você pode escolher os parceiros que melhor atendem a sua empresa, optando por esses fornecedores com mais frequência.

 

 

Simule todos os fatores

Um sistema de Controle de Fretes, como o Simfrete, ajuda a otimizar nas escolhas através de simulações precisas. Assim você tem acesso às diversas opções, podendo comparar as cotações, inclusive com dados padronizados de negociações feitas com parceiros, diminuindo erros e ganhando poder de negociação.

Além disso, ao contar com uma ferramenta precisa, você agiliza o processo, pois tem acesso à todas as informações necessárias em muito menos tempo.

 

 

Faça auditorias periódicas

As simulações e toda a organização já ajudam a economizar nos fretes. Mas, para otimizar ainda mais e reduzir mais de 15% do custo da sua conta frete, não há nada como uma auditoria bem realizada.

 

Com relatórios de acompanhamento, é possível verificar e corrigir se houveram cobranças duplicadas; serviços contratados, mas não realizados; encargos; erro de digitação; aprovação de pagamento indevido e muitos outros fatores que afetam o balanço financeiro do seu negócio.

 

O Simfrete disponibiliza relatórios para os diferentes níveis de gestão, em tempo real e customizáveis, para que você possa ter todos os indicadores necessários em acesso rápido, fácil e sempre atualizado.

 

Aplicando essas pequenas mudanças no cotidiano da sua empresa, a sua operação ficará mais eficiente, eficaz e econômica.

 

E se quiser saber mais sobre como o Simfrete pode auxiliar no seu negócio, basta entrar em contato com nosso setor comercial.

Av. Montreal, 376 - Jd. Lindóia - Porto Alegre/RS CEP: 91050-310