Telefone

(51) 3366.7964

Do recebimento do produto à expedição: conheça as 4 etapas da armazenagem logística

17/06/2022

Conhecer todas as etapas do armazenamento logístico é fundamental para que você possa controlar e otimizar sua operação, minimizando as ocorrências e perdas.

 

O que é armazenagem?

É na etapa de armazenagem que ocorre a gestão de estoque e atendimento das demandas da empresa. Por isso, é preciso que esta etapa esteja integrada com a gestão do restante do processo, a fim de garantir a segurança e alinhamento da comunicação com os demais setores.

 

Existem basicamente dois tipos de armazenagem: a própria, e a terceirizada.

 

Na armazenagem própria, a estrutura de armazém pode ser da empresa ou mesmo locado, porém toda a administração é feita pela empresa.

 

Na armazenagem terceirizada, o armazém é administrado e operado por uma empresa contratada - conhecidos também como Operadores Logísticos.

 

Os operadores logísticos prestam serviços de armazenagem para uma ou mais empresas, e a complexidade das operações costuma ser bastante alta, devido ao fluxo de movimento e às regras e normas de cada cliente atendido.

 

A opção por um ou outro modelo de operação depende muito do setor de negócio da sua empresa, e a estratégia logística escolhida.

 

Independentemente disso, é fundamental ter um sistema de controle que permita otimizar desde o layout e distribuição das docas de carregamento e movimentos no pátio, até o estoque, despachos e demais operações. Esses sistemas, como o Simfrete, são chamados de sistemas de logística integrada.

 

Processo de recebimento

Embora essa etapa não seja das que recebem maior atenção, é nela que são definidas informações importantes e que possibilitam agilidade na gestão, na separação e maior produtividade para a operação.

 

É no recebimento que são feitas as conferências por quantidade, inspeção e identificação das mercadorias.

 

Na conferência por quantidade é que são constatadas divergências entre o que foi recebido e o que consta na nota fiscal, sendo uma das etapas cruciais para evitar cobranças erradas, desvios de mercadoria e outras ocorrências que interferem nos prazos e trazem prejuízos.

 

A inspeção, por sua vez, verifica o estado dos produtos, como se há avarias ou não.

 

Um dos recursos que auxilia a ter mais velocidade e precisão no processo de transporte é o uso de etiquetas de frete.

 

Assim, é possível fazer a leitura das etiquetas, que são automaticamente relacionadas com as informações da nota fiscal e demais informações cadastradas no sistema.

 

Processo de Armazenagem

Depois de ser conferida e identificada, a mercadoria é alocada para seu local de armazenamento - que pode ser feito por endereços determinados ou de modo a deixar a mercadoria mais próxima do local de entrega.

 

Com o volume de movimentações de mercadorias, a preocupação com a segurança e precisão das informações em relação ao estoque são uma constante na rotina dos gestores. É para resolver divergências e aumentar a segurança que um sistema integrado tem um papel importante.

 

Através de um controle em tempo real e outros indicadores internos que o gestor pode definir, fica mais fácil identificar e prevenir erros, otimizar a operação e administrar o processo.

 

Processo de separação

A estratégia de separação envolve o planejamento de acordo com uma série de regras e também conforme cada tipo de operação. Uma estratégia equivocada pode acarretar em graves problemas na linha de produção, como interrupções na indústria, ou mesmo atrasos nas entregas para os consumidores finais - quando tempo é dinheiro, qualquer atraso toma grandes proporções e por isso esta é uma das etapas cruciais no processo.

 

É possível fazer a separação com processos automatizados, como por exemplo o "Picking by light", muito utilizado na separação de mercadorias com alto nível de fracionamento e para embalagens lineares.

 

Outro ponto importante a ser considerado é a sazonalidade de vendas - como as datas comemorativas, em que há um aumento no volume de vendas. Se a operação não estiver preparada para atender esse aumento de demanda, podem ocorrer atrasos nas entregas.

 

Processo de Expedição

Esta é a última etapa operacional do armazenamento, e é onde há a conferência e o despacho da mercadoria para a empresa responsável pelo transporte (quando não é a mesma empresa que faz esse processo de armazenamento).

 

A conferência de embarque pode ser manual ou automatizada - sendo a automatizada a maneira menos suscetível a erros, além de conferir velocidade para a etapa.

 

Hoje, o consumidor final se baseia muito pelo tempo e custo do frete na hora de optar por uma empresa ou outra. Contar com um software preciso para otimizar os processos da cadeia logística se torna essencial para ter maior controle, centralizar os dados, reduzir custos e e melhorar o fluxo de toda a operação.

 

A Simkorp desenvolveu o Sistema Simfrete de maneira a atender todas as etapas do processo logístico com a maior eficiência, otimizando os processos dos seus clientes e proporcionando economias de mais de 15% nas contas frete.

 

Voltado para Indústrias, Distribuidoras e E-commerces, o Simfrete é a solução completa para o controle de fretes do seu negócio. Entre em contato com nosso departamento comercial e saiba mais.

 

Av. Montreal, 376 - Jd. Lindóia - Porto Alegre/RS CEP: 91050-310