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E-commerce: como estar preparado para as datas comemorativas

29/04/2022

Ao longo do ano, temos diversas datas que impulsionam as vendas, seja por serem comemorativas, seja por serem em períodos que os brasileiros recebem benefícios.

 

Em função desse aumento em determinados períodos, é preciso que as empresas tenham uma maior organização, a fim de estarem preparadas para atender a demanda com máxima qualidade e agilidade.

 

Para isso, dados e análises de situações passadas podem ser bons norteadores na hora de tomar as decisões e fazer os preparativos. Foi pensando nisso que resolvemos trazer algumas dicas para que você preparar bem o seu e-commerce para essas datas:

 

Comunicação alinhada com o setor logístico

A comunicação interna é tão importante nas datas comemorativas quanto a comunicação com seus clientes. Garantir que a comunicação interna esteja alinhada evita erros de operações de estoque e entrega das mercadorias. Para isso é fundamental contar com sistemas integrados e que conversem entre si, com atualizações constantes de informações de preços, modelos disponíveis, prazo de entrega e outros dados fundamentais.

O sistema Simfrete é um bom exemplo desse tipo de sistema integrado, pois oferece todas as soluções logísticas em tempo real e ainda tem integração com diversas plataformas de e-commerce e marketplaces (para saber mais clique aqui: https://www.simkorp.com.br/solucoes/e-commerce)

 

Reforçar a estrutura de TI

Nos últimos anos, as compras online têm observado um crescimento acelerado. Especialmente em datas comemorativas, em que o número de acessos às suas páginas online cresce muito, é fundamental garantir que toda a sua estrutura de TI está adequada ou que conte com alternativas para evitar instabilidades (pois elas podem prejudicar suas vendas).

 

Preparação da equipe

Junto com o aumento de vendas e de acessos, é preciso que você planeje e estruture sua equipe de vendas e de suporte ao cliente. Parte do processo de fidelização dos clientes é mostrar que, mesmo comprando online, seu cliente terá toda a ajuda necessária com qualquer problema que venha a surgir. Essa rápida resposta proporciona mais segurança para seus clientes e promove mais confiança dele na sua empresa. Em especial em datas comemorativas, as emoções dos consumidores são mais fortes, e por isso as frustrações podem ser mais frequentes e intensas, mesmo com problemas mais rotineiros.


 

O que nos leva à:

Utilizar ferramentas como a Torre de Controle

A Torre de Controle é uma ferramenta disponível dentro do sistema Simfrete, com alto grau de personalização, permitindo ao cliente ter uma Dashboard em uma única tela com todas as informações mais relevantes da sua operação. Dessa forma, os gestores podem acompanhar o faturamento, a logística e principalmente identificar problemas mais rapidamente, cortando-os pela raiz e resolvendo-os muitas vezes antes mesmo de ter um impacto no cliente final. Essa agilidade na tomada de decisões faz toda a diferença em situações de grandes volumes de vendas, pois possibilita o monitoramento constante de tudo que está acontecendo na sua operação.

 

Outro fator fundamental a ser observado é que, se você resolver fazer a promoção da data especial na mesma semana em que ela ocorre, precisa ter ainda mais alinhado sua operação logística, para garantir que os prazos serão cumpridos. Muitas vezes a mesma transportadora atende diversos e-commerces ao mesmo tempo, e ainda que ela sempre cumpra os prazos e seja "tranquila" no dia a dia, pode acabar sendo sobrecarregada e atrasando entregas quando essas datas especiais ocorrem.

 

Por isso, não dependa do planejamento dos outros: tome o controle da sua empresa em suas mãos através de dados coerentes, precisos e em tempo real, facilitando o seu planejamento e sua administração.

 

Quer saber mais sobre as integrações do Simfrete e as soluções para e-commerces? Solicite uma demonstração do sistema Simfrete para nosso setor comercial.

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