Telefone

(51) 3366.7964

O tempo de cotação de frete impacta na taxa de conversão do seu negócio!

15/08/2022

Se você tem um negócio que vende no online, como uma loja de e-commerce, sabe que, dentre diversos fatores, a taxa de conversão e a cotação de fretes são pedras fundamentais no sucesso do negócio.

 

Por isso mesmo separamos nesse post algumas soluções que você pode aplicar no seu negócio para te ajudarem a aumentar a taxa de conversão e diminuir o tempo de cotação de frete.

 

A taxa de conversão é uma ferramenta poderozíssima na administração do seu negócio, pois, além de projetar faturamento, também mostra quais produtos tem maior procura e taxa de pedidos, bem como direciona as campanhas e ações de marketing.

 

*Observação: para calcular sua taxa de conversão, basta você dividir o número de pedidos pelo número de visitas que um produto recebeu num mesmo período. Por exemplo: vamos supor que um dos produtos da sua loja teve 50 mil visitas, e você fez 900 vendas. Então nesse caso a sua Taxa de Conversão = 900 / 50.000 = 0,018 - ou seja, tua TC é de 1,8%.

 

Sabendo a taxa de conversão de cada produto, você consegue dimensionar melhor quais produtos precisam de mais campanhas para ser vendidos e alcançar a taxa de conversão necessária para atingir a sua meta de faturamento.

 

Ok, mas qual a relação da taxa de conversão com a cotação de frete?

 

Vem que a gente explica:

Segundo uma pesquisa do Reclame Aqui, 63,9% das pessoas apontaram o valor do frete como o principal motivo para desistirem de uma compra. Além disso, 18,6% das pessoas apontaram o prazo de entrega como fator principal.

 

Ou seja, o valor cobrado e/ou prazo para entrega corresponde a cerca de 82% dos abandonos de carrinho.

 

A solução para isso, no entanto, é simples: otimizar o sistema de checkout da sua empresa, automatizando e oferecendo opções completas de frete, com diferentes modalidades e opções, que ofereçam variedade de preços e prazos.

 

Outra opção é promover mais autonomia para o seu cliente, ao dar a opção de pontos de retirada, por exemplo.

 

Estratégias de frete, como campanhas por CEP, são cada vez mais comuns e trazem enormes benefícios para o seu negócio - e para o seu cliente, por exemplo. Você também pode definir campanhas específicas a partir de valor X que o cliente gastar na sua loja, ou ainda em datas específicas.

 

Com o Simfrete, você pode configurar quantas regras de frete quiser, dando ainda mais possibilidades para o seu cliente, sem prejudicar a sua logística.

 

Entre as diversas ferramentas que o Simfrete disponibiliza apara o monitoramento do seu negócio, está também o velocímetro de cotação, que monitora o número de cotações por minuto que seu e-commerce está tendo e possibilita que você tome decisões mais direcionadas aos pontos que precisam de atenção.

 

Quer conhecer mais as soluções do Simfrete? Entre em contato com nosso departamento comercial.

Av. Montreal, 376 - Jd. Lindóia - Porto Alegre/RS CEP: 91050-310